Lombo de bacalhau assado

Aprenda do chef Marcelo Giachini, do IMMA Restaurante

O bacalhau é um prato fascinante que tem sua origem nas águas profundas e frias do Atlântico Norte, especialmente nas regiões da Noruega e da Islândia. Tamanha é a apreciação por este peixe em todo o mundo que se tornou um dos pratos mais populares em Portugal, além de ser muito apreciado em muitos outros países europeus e no Brasil. Com sua carne branca e suculenta, o bacalhau é considerado uma iguaria por sua textura firme e sabor característico que agrada aos paladares mais exigentes.

O bacalhau é um prato que pode ser apreciado o ano todo em diversas preparações culinárias. Existem inúmeras variações e adaptações em cada região, de acordo com a cultura e ingredientes locais. O bacalhau é versátil e pode ser preparado de muitas maneiras, desde as receitas tradicionais até as mais modernas e inovadoras. Cada chef e cozinheiro pode ter sua própria maneira de preparar o prato. O chef Marcelo Giachini do restaurante Imma, por exemplo, apresenta uma montagem deste prato principal de simples execução, mas sofisticada, que exige muita técnica e estudo para misturar poucos sabores e alcançar um alto nível de sofisticação.

Imma Restaurante e o Chef Giachini

O chef Marcelo Giachini é um talento formado na renomada Escola Le Cordon Bleu de Paris, que traz em seu menu uma inspiração única, fruto de suas experiências gastronômicas pela França, Itália e Ibéria. Com uma habilidade excepcional, Giachini tem o objetivo de proporcionar uma experiência culinária acolhedora e saborosa, que conquista o paladar dos comensais mais exigentes, sempre valorizando ingredientes de alta qualidade.

O Imma, restaurante localizado na charmosa Rua Emmanuel Kant, é um lugar encantador, com uma atmosfera despojada e autêntica, onde o chef Giachini expressa toda sua criatividade e paixão pela culinária. Com um ambiente que destaca áreas verdes e acessos que facilitam a integração entre o chef e os clientes, o Imma é um lugar ideal para apreciar pratos sofisticados, que valorizam a técnica e a brasa, apresentando uma elegância singular e um toque especial de simplicidade. O cardápio é um convite ao prazer e à satisfação, com um equilíbrio perfeito entre sabores, texturas e aromas.

Como preparar o lombo de bacalhau assado

Para preparar esta receita, é importante dessalgar o lombo de bacalhau por pelo menos 24 horas. Isso pode ser feito deixando-o de molho em água fria e trocando a água pelo menos 4 vezes. Uma vez dessalgado, o lombo de bacalhau é preparado em camadas com batatas, tomates, cebolas e azeitonas portuguesas, criando um prato delicioso e saudável que pode ser apreciado durante todo o ano. Vamos agora ao passo a passo para preparar essa iguaria mediterrânea!

Siga todo o passo a passo para preparar o seu lombo de bacalhau assado. Não se esqueça de, fotografar e marcar o @feedmechannel e o @immarestaurante no seu Instagram.

Instruções

0/0 etapas feitas
  1. Corte as batatas em rodelas de 1cm.
  2. Cozinhe as batatas em água salgada por 5 minutos e reserve.
  3. Retire a pele e as sementes dos tomates.
  4. Corte cada tomate em 4 gomos no sentido do comprimento.
  5. Coloque os tomates em uma assadeira.
  6. Salpique sal e um pouco de açúcar em todos os pedaços.
  7. Deixe os tomates descansar por 10 minutos.
  8. Pré aqueça o forno a 200º.
  9. Regue os tomates com azeite e leve ao forno.
  10. Desligue o forno e deixe o tomate lá dentro por 10 minutos.
  11. Corte as cebolas em tiras.
  12. Coloque as cebolas na frigideira aquecida com azeite.
  13. Tempere as cebolas com sal e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos e reserve.
  14. Em uma assadeira, monte em camadas as batatas, os tomates, a cebola e, por cima, o bacalhau.
  15. Rodeie o lombo com as azeitonas.
  16. Regue generosamente com azeite.
  17. Leve ao forno pré-aquecido a 200º e cozinhe por 20 minutos.
  18. Tire do forno e sirva.

 

Já provou um tartare de atum ?

Conheça a receita de tartare de atum para preparar em casa.

Quer uma sobremesa refrescante?

Experimente a receita de torta de Panna Cotta.