Projeto do Soul Kitchen leva ao público receitas que fazem parte da história de Tássia Magalhães e Marcelo Corrêa Bastos, entre outros cozinheiros de renome
Por Isabel Raia
Casa de vó tem aroma de bolinho de chuva quentinho, de arroz e feijão fresquinhos, de molho de tomate e massa fresca, de comida de verdade. É na cozinha das matriarcas da família que algumas de nossas melhores memórias são formadas e é ali que muitas crianças descobrem a carreira que querem seguir: a de chef de cozinha. Reunindo o conforto trazido por essa culinária e uma homenagem às avós de grandes cozinheiros, nasceu o projeto Mesa de Vó, da Soul Kitchen.
Por lá, a chef e professora de gastronomia, Lucia Sequerra, é quem transforma essas memórias em opções perfeitas para o delivery, sempre fazendo o mínimo de intervenção possível no preparo original. Ela conta que a ideia do projeto é antiga. “Primeiro a Soul Kitchen, enquanto incubadora de novos projetos, convidou avós de amigos e sócios para cozinharem no espaço e o resultado foi lindo! Aprendemos demais, nos emocionamos muito e, sobretudo, comemos superbem”, explica.
Mais tarde, a Soul Kitchen buscava alternativas para se adaptar à pandemia e tudo o que ela trouxe de transformação. Foi aí que houve um segundo estalo: apostar no delivery, que segue em ascensão, mas convidando as pessoas a se reconectarem com a comida. “Ficávamos receosos com o fato de as pessoas comerem em frente da tv, sem se conectar com a família ao redor da mesa”, conta Lucia.
E não era apenas isso, a equipe queria ir além e repaginar a impessoalidade que tomava conta desse tipo de serviço. “Entendemos que queríamos um antidelivery: uma entrega com qualidade, sabor e calor. Nada melhor do que a figura da avó para representar isso.”
Com alma, vida e temperos frescos
Sem temperos em pó e industrializados, a ideia do Mesa de Vó é levar comida com alma, feita com produtos de qualidade. Mais do que isso, eles querem mostrar que é possível oferecer refeições saborosas prontas para comer em casa.
“É possível, sim, ter comida congelada e de qualidade. Para isso, usamos a nosso favor o afeto da comida de vovó e a tecnologia dos equipamentos. Acreditamos que comida é afeto e a mesa é para partilha, troca e, claro, muito prazer”, afirma Lucia, fazendo referência à cocção lenta e a outras técnicas utilizadas nas receitas.
Reunindo tradições de avó
Entre as vovós participantes do projeto estão: Zenaide da Silva Magalhães, avó da Chef Tássia Magalhães; Avó Ivani Righetti Ribeiro e Almeida mãe do Chef William Ribeiro; Aparecida Canato Corrêa (in memoriam) avó do Chef Marcelo Corrêa Bastos; e uma homenagem também à Dona Hideko (in memoriam), avó da Chef Carol Iwai, da A Padeira.
“As avós foram representadas e tudo foi feito com muita emoção. A Tássia Magalhães recordou a infância. O Marcelo Corrêa Bastos, a caipirice e o sabor riquíssimo da costelinha de porco. O William Ribeiro, por sua vez, relembrou do molho “de lamber o prato” da carne de panela; e a Carol, dos pratos caseiros japoneses pouco conhecidos pelo público daqui”, conta Lúcia.
Receita de Cuca de Goiabada
Para o FeedMe Channel, a chef Lucia Sequerra ainda aproveitou para compartilhar uma receita com cara de avó: Cuca de Goiabada CLIQUE AQUI PARA APRENDER. Mas, se você preferir, pode pedir no Mesa de Vó de segunda a sexta, das 12h às 15h ou das 18h às 22h. Há tanto opções delivery, prontas para comer, quanto congeladas para quem quer prolongar o afeto de vó por mais tempo.
Soul Kitchen Endereço: Alameda Ministro Rocha de Azevedo, 1060 Funcionamento: Segunda a sábado das 12hrs às 15hrs Sexta e sábado 18hrs às 22hrs (Entrega em um raio de 4 quilômetros)
Como fazer Vermute em casa
Sim, é possível preparar o seu estoque particular de Vermute em sua casa. Siga a nossa receita de Vermute caseiro e depois, aos poucos, modifique os ingrediente para que fique com a sua personalidade. Uma garrafa de vermute feito por você é uma ótima dica de presente ou para degustar com amigos em sua casa.
Para aprender o método de preparo do Vermute caseiro do FeedMe clique aqui.
Lista de Ingredientes para Vermute Caseiro
- 1 litro de vinho seco de sua preferência
- 1 colher de chá de absinto
- 1/2 colher de sopa de camomila
- 1/2 colher de sopa de raiz de genciana
- 1/2 colher de sopa de raiz de angélica
- 1/2 colher de sopa de casca de laranja
- 1/2 colher de sopa de casca de limão siciliano
- 1/2 colher de sopa de coentro
- 1/2 colher de sopa de camomila
- 1/2 colher de sopa cardamomo
- 1 pau de canela
- 1 estrela de anis
- 1 xícaras de brandy
- 1/2 xícaras de açúcar demerara
Aprenda a fazer um Negroni um drink que conquistou o paladar dos brasileiros.
Quer conhecer um clássico francês?
Aprenda a receita do Entrecôte, um sucesso nos restaurantes franceses que você pode preparar na sua casa. Clique aqui.
Comments are closed