No restaurante em Higienópolis, as receitas italianas ganham um bom toque de modernidade sem perder o valor do artesanal e das massas feitas em casa

Por Isabel Raia

Do tipo de lugar que nos faz esquecer de São Paulo e de sua usual correria. Assim é o Antonietta Cucina que, desde 2009, serve receitas da cozinha italiana em Higienópolis. Com o salão repleto de verde – incluindo uma jabuticabeira e uma palmeira -, o restaurante de Milton Freitas tem pé direito alto, bom espaçamento entre as mesas e equipe bem preparada para atender os clientes. 

Entre os antepastos, aposte nos arancini. Feitos com porcini, trufa negra e mussarela de búfala e finalizados com um aioli de alho negro, esses bolinhos de arroz esbanjam sabor, equilíbrio e, principalmente, textura. É só romper a casquinha crocante para ser surpreendido pela cremosidade que cresce à medida que nos aproximamos de seu centro. 

Arancini

Aqui cabe uma curiosidade: este bolo de arroz é um patrimônio entre os sicilianos, sendo motivo de briga entre qual região tem a versão original. Explico: na região de Palermo, a receita é tratada no feminino (arancina) e o formato é redondo. Já nos lados de Catânia, o nome ganha versão masculina (arancino) e a receita faz uma homenagem ao Monte Etna, sendo servida no formato que remete ao vulcão (ou também, à nossa coxinha). Em tempo, no Antonietta, os arancini são servidos em porção de três unidades redondas.

Para os apaixonados por cannoli, no Antonietta Cucina dá para incluir a receita até mesmo entre as entradas. É que aqui há a versão salgada, feita com massa fina e crocante de beterraba, recheada generosamente com ricota de cabra e finalizada com pistache. Como o queijo de cabra tem sabor intenso, o ideal é compartilhar esse antepasto para garantir a boa experiência da primeira à última mordida, sem pesar.

Massas caseiras

Leves e frescas, as receitas de massa são um abraço num dia frio de inverno. Das mais tradicionais, como spaghetti all’amatriciana – molho de tomate com pancetta, pimenta-preta e parmesão, com boa acidez e ponto correto da massa; até outras para quem não fica sem carne, como é o caso do ziti napoletani al ragu genovese. Nele, a massa é acompanhada de um saboroso ragu de carne e cebola, que chega desmanchando à mesa, depois da cocção por 6 horas. Para finalizar, manjericão e parmesão. 

Vale destacar o prato que faz parte da Associação da Boa Lembrança: o carbonara de pato. Ou seja, massa fresca acompanhada de peito de pato defumado, com molho feito com gema de ovo caipira, pimenta-preta e parmesão. Além disso, há opções de Secondi Piatti, que são as proteínas e seus acompanhamentos. Há, por exemplo, o frango defumado, com polenta rústica, cogumelos, espinafre e minimilho e o peixe do dia em crosta de castanha e caponata da casa.

Ziti napoletani al ragu genovese

Hora da sobremesa

Se você também é do time que começa olhando o cardápio pelo final para já escolher os doces, saiba que aqui está bem abastecido. O tiramisù está entre os melhores dos últimos tempos, feito com ingredientes de qualidade, bom equilíbrio entre creme e biscoito champanhe e com final licoroso bastante presente. 

Aos chocólatras de plantão, o biscotto al cioccolato é a pedida. É feito com biscoito de avelã recheado com brigadeiro de chocolate amargo e avelãs. Intenso e denso, mas sem exagerar no dulçor. 

Há ainda outros clássicos, como o cannoli com creme de ricota e gotas de chocolate, a panna cotta com calda de morango e redução de balsâmico e gelatos artesanais.

Tiramisù

Bom de copo

A seleção é feita pelo restauranteur do Antonietta Cucina, Milton Freitas, e abriga exemplares prestigiados (e caros), como Pera Manca ou Chateau D’Yquem; bem como opções mais acessíveis, como os brasileiros Cave Geisse e Pizzato, passando por Chile, Argentina, Espanha, Portugal, França e, claro, Itália. Seja qual for o seu bolso, a seleção é segura, daquelas em que todas renderão boas surpresas na taça. 

Por fim, a carta de drinques também merece destaque. Godfather, Negroni, Old Fashioned, Dry Martini e outros clássicos acompanham a refeição com maestria e mostram que é possível fazer uma carta de bar muito além do modismo monotemático do gim-tônica (nada contra o drinque!). Prove o limoncello da casa, presente em dois drinques: no frutello (mais gim, limão e espumante) e no spritz (ainda com vinho branco e club soda).

Limoncello spritz

Se você gostou da dica, visite o Antonietta Cucina e depois nos conte como foi a sua experiência no Instagram do FeedMe   

Antonieta Cucina
Rua Mato Grosso, 412 - Higienópolis – São Paulo
Telefone: (11) 3214 0079
Horário de funcionamento: das 11h às 19h (sujeito a alterações. Recomenda-se reservar) 
Acessibilidade: Sim
Cartões: Visa, Mastercard

Aprenda a fazer uma Focaccia al Rosmarino uma receita tradicional da escola Le Cordon Bleu Brasil.

Quer conhecer um clássico francês?

Aprenda a receita do Entrecôte, um sucesso nos restaurantes franceses que você pode preparar na sua casa. Clique aqui.

receita de entrecote grelhado