O vermute ao longo dos séculos teve sua popularidade diminuindo. Até recentemente esse aperitivo era classificado apenas como um ingrediente de coquetéis, mas na última década o mundo resgatou essa bebida. Hoje o Vermute é novamente consumido em grande escala, seja puro ou acompanhando coquetéis de alta classe em bares de todo o mundo.
O vermute é uma bebida conhecida dos brasileiros porém muitos nem sabem. As marcas Martini e Cinzano são comercializadas em bares e botecos de todo Brasil mas são associadas de forma equivocada a bebida de má qualidade, provavelmente por terem um valor de venda baixo nas prateleiras dos supermercados e adegas.
O que é vermute?
Vermute é um vinho fortificado, aromatizado com uma mistura de cerca de 30 botânicos como, raízes, cascas, flores, sementes, ervas e especiarias. A escolha destes botânicos é o que dá personalidade de um vermute e eles mudam de receita para receita.
Listamos alguns produtos botânicos comuns usados no vermute:
Amargos: casca de cinchona (quinquina / quinino), raiz de alcaçuz, absinto, raiz de angélica.
Cítricos: casca de laranja, casca de limão, casca de lima da pérsia, casca de bergamota
Ervas: zimbro, orégano, lavanda, camomila, manjerona, gengibre, coentro, sálvia
Especiarias: cravo, anis estrelado, casca de canela, cardamomo, baunilha, pimenta da Jamaica, noz-moscada
Qual a origem do vermute
Tradicionalmente consumido para fins medicinais, o vermute tem origem italiana, foi criado em Torino em meados do século 18 e ganhou fama servido como aperitivo nos cafés e bares de Turim (Torino em italiano). Logo o aperitivo era um dos mais pedidos na região alpina do norte da Itália e do sul da França, os portos de Gênova, Veneza e Marselha desempenharam um grande papel nisso por serem portas de entrada da importação de ervas e especiarias estrangeiras.
No final do século 19, tornou-se popular entre os bartenders como um ingrediente-chave em muitos coquetéis clássicos como o Dry-Martini, o Manhattan, Negroni e também no coquetel mais pedido pelos brasileiros, o Rabo de Galo.
O nome Vermute é derivado do alemão, Wermut que na tradução seria um vinho com infusão de absinto. Os italianos e franceses iniciaram a tradição de fabricação de vermute, com os espanhóis não muito atrás. Com passar do tempo houve uma evolução das receitas de acordo com cada região, assim as características do sabor dos vermutes foram se diferenciando.
Os vermutes italianos eram tipicamente mais doces e profundos, os vermutes franceses mais secos e mais leves, os vermutes espanhóis encontraram um equilíbrios entre Itália e França e ficaram mais doces e leves.
Vermute no mundo
A maior produção mundial de Vermute está localizada em países que também produzem vinho, como Itália, França e Espanha, onde é uma bebida comum de se degustar em bares e restaurantes locais.
A popularidade é tão grande que não apenas os produtores de vinhos fazem vermute, em regiões como a Catalunha, o Vermute voltou a ser um ritual. A cidade de Barcelona puxa essa tradição e hoje bares ou bodegas da cidade produzem seus próprios vermutes e comercializam em doses nos balcões ou vendem em litros para serem degustados em casa. A Morro Fi é considerada umas das melhores marcas produzidas por pequenos produtores e possui cinco bares de vermute e aperitivos na cidade.
A atual capital do Vermute no mundo, é referência em qualidade e por ser uma cidade turísticas, Barcelona transformou a tradição em oportunidade de negócio. Hoje é possível degustar a bebida de bar em bar na rota do Vermute de Barcelona.
As empresas italianas e francesas produzem ainda a maior parte do vermute consumido em todo o mundo, embora a Espanha, os Estados Unidos e o Reino Unido também sejam produtores notáveis. Já no Brasil a Famiglia Griffo criou em 2020 o Aureah, um vermute do tipo Rosso Sweet de escola espanhola com características mais puxadas para o cacau e café.
Assim como os pequenos produtores mundiais, a Famiglia Griffo produz seu vermute em pequena escala, se diferenciando de marcas industriais.
“Aureah é um vermute premium, um produto desenvolvido para ser diferenciado dos produtos mais baratos que existem no mercado. Conhecemos e acompanhamos a procedência do vinho usado na produção, o que faz muita diferença na qualidade final do produto. Além disso, 100% dos botânicos são naturais, não são usados aromas e nem conservantes”. explica César Griffo, sócio e mestre distiller da marca.
Tipos de Vermute
Os primeiros vermutes criados eram o doce e seco, logo os fabricantes de vermute criaram estilos adicionais, incluindo branco extra-seco, branco doce (branco ou bianco), vermelho, âmbar (ambre ou rosso) e rosé (rosatto).
Selecionamos quatro das melhores marcas de vermutes clássicos italianos produzidos em Torino, todos são muito utilizados nos bares de todo o mundo e que você pode ter em casa para apreciar também como aperitivo.
Como beber vermute
O vermute é extremamente versátil, pode ser apreciado com gelo e uma fatia de laranja, como aperitivo ou num cocktail.
O modo espanhol ainda leva uma azeitona verde mergulhada dentro do copo, normalmente elas são recheadas de aliche e não é por acaso, o vermute rosso harmoniza muito bem charcutaria, azeitonas e claro as tapas espanholas.
Alguns vermutes são mais encorpados como o brasileiro Aureah, neste caso você pode adicionar ao Vermute um pouco de água gaseificada, o método é chamado pelos espanhóis de “aguar” o Vermute e é comum nas mesas ou balcões das vermuterias ter uma garrafa de água com gás para o cliente dosar aos poucos na bebida.
Já em coquetéis, o Vermute deve ser misturado aos outros ingredientes conforme cada receita e claro, o que diferencia um drink preparado em um bar por um bartender profissional é exatamente o conhecimento das marcas dos insumos, isso faz toda a diferença para atingir um nível de perfeição no resultado final.
Como fazer Vermute em casa
Sim, é possível preparar o seu estoque particular de Vermute em sua casa. Siga a nossa receita de Vermute caseiro e depois, aos poucos, modifique os ingrediente para que fique com a sua personalidade. Uma garrafa de vermute feito por você é uma ótima dica de presente ou para degustar com amigos em sua casa.
Lista de Ingredientes para Vermute Caseiro
- 1 litro de vinho seco de sua preferência
- 1 colher de chá de absinto
- 1/2 colher de sopa de camomila
- 1/2 colher de sopa de raiz de genciana
- 1/2 colher de sopa de raiz de angélica
- 1/2 colher de sopa de casca de laranja
- 1/2 colher de sopa de casca de limão siciliano
- 1/2 colher de sopa de coentro
- 1/2 colher de sopa de camomila
- 1/2 colher de sopa cardamomo
- 1 pau de canela
- 1 estrela de anis
- 1 xícaras de brandy
- 1/2 xícaras de açúcar demerara
Para aprender o método de preparo do Vermute caseiro do FeedMe clique aqui.
Aprenda a fazer um Negroni um drink que conquistou o paladar dos brasileiros.
Quer conhecer um clássico francês?
Aprenda a receita do Entrecôte, um sucesso nos restaurantes franceses que você pode preparar na sua casa. Clique aqui.
Comments are closed