Quando duas das maiores gastronomias do mundo se unem, só se pode esperar por uma grande experiência à mesa

Por Isabel Raia

Somos formados pelas experiências e histórias que vivemos e o mesmo acontece com restaurantes. O Bistrot Venuto, por exemplo, nasceu como Venuto, em que a cozinha italiana era a regente, mas ganhou o termo Bistrot após a passagem do chef Wagner Resende e sua influência francesa. Agora, a casa consolida tudo o que construiu até aqui graças a chegada de um novo chef: Stefano Bignotti

Chef Stefano Bignotti

Com experiência em casas na França, na Itália, na Austrália, nos Estados Unidos e, claro, no Brasil, ele chega para desenvolver gastronomia francesa, com alma italiana. Mais do que isso, a cozinha de Stefano tem base nos alimentos frescos e da estação, tendo como foco a sustentabilidade. E aqui cabe um parêntese: o chef acaba de lançar o e-book O Despertar de uma nova gastronomia

Menu do Bistrot Venuto

O restaurante clássico, com direito a toalhas na mesa e serviço cortês, atrai diferentes públicos, do grupo de amigos ao almoço em família, de jovens a idosos. Para isso, portanto, precisa de um menu que atenda aos diferentes paladares e sabores, o que consegue muito bem. 

Para começar, aposte nas croquetas com presunto serrano curado por 24 meses e molho aiöli. Casquinha crocante, com interior cremoso e untuosidade equilibrada, tal qual uma boa entrada tem de ter para abrir o apetite. 

Entre os pratos principais, pode-se ir do clássico ao mais ousado. Quem busca conforto, tem porto-seguro no cupim com nhoque frito e fonduta de queijo, um dos mais pedidos do cardápio. 

Cupim com nhoque frito do Bistrot Venuto

Já se a busca é por leveza e fuga do lugar comum, o atum selado de apenas um lado é a pedida certa. Isso porque ele é finalizado parte por espuma de gengibre e parte por molho au poivre e é acompanhado de purê de batatas. O resultado é um misto de calor e frio na boca, somado às diferentes texturas e que marca a memória. 

Para encerrar, o passeio pela carta de sobremesas é um acerto, sempre. O mil-folhas é um clássico da casa e está entre os mais famosos de São Paulo. Mas há ainda outras boas opções, caso do pain perdu chaud, uma rabanada regada por creme inglês e finalizada com frutas vermelhas e sorvete de baunilha. Com dulçor na medida e refrescante. 

Mil-folhas do Bistrot Venuto

Às formiguinhas de plantão, os profiteroles au chocolat vêm com sorvete de creme e calda quente de chocolate e fecham a refeição com chave de ouro (ou seria de açúcar?).

Viu a dica por aqui e resolveu visitar o Bistrot Venuto? Conte sua experiência nos comentários ou marque #feedmechannel nas redes sociais. 

Bistrot Venuto
Rua Peixoto Gomide, 1658 – Jardins.
Reservas: (11) 30635074 ou (11) 973372025 (whatsapp)
Horários: De segunda a quinta-feira, das 12h às 15h e das 19h às 0h. Sextas e sábados, das 12h às 17h e das 19h às 0h. Domingos, das 12h às 18h. 
Cartões de Crédito: Visa, MasterCard, Diners, American Express
Débito: Visa Electron,Redeshop, Maestro
Ticket: Alelo e Sodexo
Ar condicionado
Acesso e banheiro para deficiente.
55 lugares

St. Chico, uma padaria artesanal com sabor francês e produtos nacionais

As filas matinais fazem parte da rotina da  St. Chico, clique aqui e conheça a padaria.

Onde comer sobremesa em São Paulo? Clique aqui