A padaria que era uma pequena loja cresceu, hoje possui uma fábrica que produz e distribui pães e folhados para duas lojas em São Paulo.

Fundada em 2017 a padaria St. Chico abriu as portas da panificação artesanal no Largo da Batata em São Paulo,  hoje as manhãs em frente a loja são o resultado do sucesso de centenas de quilos de farinha orgânica sovada e moldada em uma larga variedade de produtos que passam diariamente pelas mãos da padeira Helena Mil-Homens e sua equipe na pequena e equipada fábrica da padaria.

As filas matinais fazem parte da rotina da  St. Chico, clientes de todas as idades se renderam à qualidade dos pães de fermentação natural, fermento este que cresce e é alimentado desde a inauguração da primeira loja. 

Um dos grandes sucessos da loja é o pão levain, com uma casca mais durinha e cor mais escura, é feito com 30% de farinha integral. O pão de fermentação natural leva 48 horas para crescer e por ser um pão grande ele fica até o dobro do tempo assando no forno em relação aos outros pães produzidos. “Para cada pão temos um tempo e temperatura específicos. Isso levou um tempo para ser ajustado e mesmo assim diariamente as fornadas variam uns 2 ou 4 minutos para mais ou menos” explica a padeira Helena Mil-Homens.

Entre uma variedade de pães e viennoiserie, aqueles produtos que estão entre a pâtisserie e panificação como os croissants, são produzidos mais de 70 tipos de opções para você provar na St. Chico.

O queridinho dos brasileiros, o pão francês, não podia ficar de fora desta lista, “O pão francês foi um dos dilemas de ter ou não ter. No final das contas, se queríamos ser uma padaria tradicional tínhamos que ter! Ele vai massa fermentada, massa madre, 10%. Não vai levain. Mas a fermentação dele também é lenta e a modelagem é feita manualmente para que fique com a cara do pão francês que normalmente é modelado por máquina.” comenta a padeira.

Helena que também é uma das sócias da padaria, conta sua trajetória na panificação e como nasceu a St. Chico, nome que mescla a tradição brasileira (Chico) com a finesse francesa (Saint).  “Sempre gostei muito de pão. Já trabalhava em cozinha a anos e fui me aproximando cada vez mais dos Pães.” Helena trabalhou um período no INBP, Institut National de la Boulangerie-pâtisserie,“Estava mergulhada na (que eu considero) mais completa escola de Pães, traduzindo e adaptando as receitas da França para o Brasil. Conheci o Jean-Pierre e o Cyril nesse emprego. De lá até desenhar a St. Chico foi um pulo. Desde o começo pensei na Maria Tereza, minha sócia na St. Chico, que sempre foi minha amiga e, de certa forma, colega de profissão, pois trabalhava com hotelaria enquanto eu ainda trabalhava em restaurantes.” O projeto foi apresentado para os ex-chefes da padeira Helena no INBP que de imediato se animaram para construir a padaria.

Um importante destaque da padaria é a utilização de insumos 100% brasileiros, “Testamos várias farinhas no começo. A importada era incrível, no primeiro teste estava tudo lindo!” A ideia era produzir tudo com alta qualidade e KM-0, testes e mais testes foram feitos até encontrar a farinha perfeita em um moinho de São Paulo. Outro desafio era a escolha da manteiga, produto fundamental na produção de folhados.

“A inconstância dos lotes de todos os produtos nacionais é maluca! E ainda tem nosso clima que vai de 5 a 25 graus em um mesmo dia! Exige que fiquemos atentos sempre! Todo dia temos variações na produção, mais água, menos água, mais frio, menos frio, mais tempo, menos tempo. Mas no final vale a pena, conseguimos manter o padrão que é fundamental para agradar aos clientes”

Você pode conhecer as delícias de pães além dos folhados como croissant, Pain au chocolat, caracol de presunto e queijo, de Lemon pepper, de espinafre com funghi, pliê de chocolate, mini croissant de chocolate, Caracol de amêndoas e frutas vermelhas da St. Chico em dois endereços no bairro de Pinheiros em São Paulo.

Se você gostou da dica, visite Padaria St. Chico e depois nos conte como foi a sua experiência no Instagram do FeedMe   

Padaria St. Chico
Rua Fernão Dias, 461 – Pinheiros
Tel: 3064-0060

Rua dos Pinheiros, 555 – Pinheiros
Tel: 3064-0060

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta das 7h às 20h
Sábado das 7h às 19h
Domingo das 7h às 18h

Cartões: Todos
Acessibilidade: Sim

Fotos: Wellington Nemeth | FeedMe

Gostou da dica? Aproveite para aprender a receita do pão Levain da St. Chico

Já Provou o Polpettone do Chef Julião Borges?

Aprenda a receita para preparar na sua casa. Clique aqui.