O prato que é encontrado em menus de restaurantes refinados do mundo todo é sem dúvida uma das melhores experiências gastronômicas que você pode provar. O frescor, as diferentes texturas e um toque de acidez, é uma explosão de sabores na boca.
Nos últimos anos com o sucesso de programas culinários na televisão, os brasileiros começaram a ouvir nomes de pratos tradicionais que até então não faziam parte do conhecimento popular do país.
Por ser um prato de fácil execução e principalmente ser super saboroso, a receita de Steak Tartare é hoje uma das mais reproduzidas pelos cozinheiros amadores em suas casas.
Mas o que é o Steak Tartare?
O Steak tartare é um prato feito de carne crua picada e temperado com molho tártaro. A história do steak tartare tem sua origem desconhecida, mas a receita é uma evolução do Hamburg Steak, prato que ficou popular em restaurantes de Nova York no final do século 19 e era servido com carne crua e uma gema de ovo crua.
Por toda a Europa e Ásia sempre existiu o hábito de comer pratos com carne crua, pelo simples fato de ser fácil de preparar e com baixo custo, o mesmo aconteceu nos Estados Unidos com a chegada dos imigrantes.
A versão conhecida como steak a la tartare, foi publicada primeiramente em um livro de receitas em 1921 na edição do Le Guide Culinaire do legendário chef de cozinha francês Auguste Escoffier. Posteriormente o nome foi simplificado para Steak Tartare.
No Brasil o prato ficou mais conhecido após o sucesso do programa Masterchef onde o steak tartare do chef Erick Jacquin ficou famoso, mas o prato sempre esteve presente em cardápios de restaurantes no Brasil, principalmente em restaurantes europeus.
Como comer steak tartare
Na maioria dos restaurantes o Steak Tartare é servido tradicionalmente com carne crua picada na ponta da faca, temperado com sal e pimenta do reino, cebola, alcaparras e picles picados, um pouco de ketchup, mostarda tipo dijon e tabasco, além da gema de ovo crua. Como acompanhamento é sugerido a tradicional batata frita ou uma salada e claro, um pão ou torrada.
Existem muitas variações de como servir o steak tartare, cada chef de cozinha tem sua preferência, e isso é o curioso sobre o prato. Uma das principais diferenças que você irá notar é a forma de como a carne é preparada, por vezes em pedaços maiores, outras bem picado e até com aparência de quase moída. Outra diferença é na apresentação, existem restaurantes que servem o prato finalizado, pronto para comer, outros que apresentam os ingredientes separados e o cliente fica responsável por misturá-los no prato. A similaridade entre as variações é o resultado da cremosidade e textura, já o sabor cada chef tem um toque pessoal e isso é que nos faz provar sempre que encontramos a sugestão no cardápio de um restaurante visitado.
Onde comer Steak tartare?
Listamos quatro sugestões de restaurantes para começar a sua busca pelo melhor Steak Tartare da sua cidade.
Bar da dona onça
A chef Janaína Rueda apresenta seu steak tartare em duas opções, como refeição, em uma porção bem servida e acompanhada de batata frita e alface romana, ou em canapés, em que o tartare de carne é colocado sobre uma torrada crocante.
O diferencial da receita da Janaina é o uso do rabanete, a fina fatia desta raiz tuberculosa misturada ao steak tartare e a maionese caseira de mostarda da casa, elevam o frescor do prato.
Bistrot de Paris
O Chef Alain Polleto segue a receita clássica do prato, o Tartare de carne do Bistrot de Paris é servido com batatas fritas crocantes e folhas de alface.
O que chama a atenção deste prato é a cremosidade da receita, os pedaços não tão picados da carne ficam envoltos ao creme mais avermelhado e a gema de ovo crua sobre a porção de carne fazem o cliente “brincar” com o alimento, misturando tudo antes de consumir.
Le Jazz Brasserie
O Chef Chico Ferreira serve o trivial francês com fritas e salada no Le Jazz Brasserie.
O prato tem pedaços de carne bem picados, e um creme com uma acidez bem equilibrada, o uso da mostarda dijon é bem presente na receita o torna a tonalidade da mistura um pouco mais terrosa. O sabor do tartare com a batata frita é fabuloso.
Mé
A Chef Renata Vanzetto apresenta no Mé, a sua versão de steak tartare com torradas e agrião. As fritas com alecrim dão um perfume especial ao prato.
No tartare de carne do Mé, o picles de cebola roxa é o diferencial. A cebola roxa é mais adocicada e equilibra muito bem com a acidez da mostarda dijon. A chef prefere picar a carne em pedaços maiores, o que aumenta a sensação das texturas do steak tartare na boca.
Como fazer Steak Tartare?
O segredo para preparar um bom steak tartare em casa é a escolha dos ingredientes.
É necessário ter muito cuidado principalmente com a carne, que por ser consumida crua, precisa ser de excelente qualidade.
Qual carne vai no steak tartare?
Peça ao seu açougueiro uma carne fresca e de procedência confiável. Normalmente nos restaurantes a carne escolhida é o filet mignon, por ser uma carne considerada nobre, limpa e de pouca gordura.
Outra boa opção, e às vezes mais em conta, é preparar o steak tartar de alcatra. Peça ao seu açougueiro o miolo da peça, também conhecido como baby beef que é uma carne também limpa e super saborosa.
Steak Tartare com ovo cru
A receita tradicional do steak tartare leva uma gema de ovo cru. A gema misturada com a carne e os temperos deixa a receita mais cremosa sem deixar nenhum gosto de ovo. Assim como a carne é necessário um ovo de qualidade, procure por ovos frescos e de preferência orgânicos.
Se você é contra comer ovo cru ou não quer arriscar, uma dica é substituir a gema por uma pequena colher de maionese, ela também dará sabor e cremosidade para a sua receita de steak tartare.
Assim como os chefs de restaurante você pode aprimorar a receita conforme seu gosto pessoal, mas se você for preparar em casa invista nos insumos de boa qualidade, a mostarda Dijon por exemplo fará uma grande diferença no resultado final.
Aprenda a fazer o steak tartare do FeedMe uma receita fácil e que será muito apreciada por você e seus convidados.
Quer conhecer outro clássico francês?
Aprenda a receita do Entrecôte, um sucesso nos restaurantes franceses que você pode preparar na sua casa. Clique aqui.
Comments are closed