Um grão de origem asiática e mundialmente consumido, alimenta cerca de 3.5 bilhões de pessoas em todo o mundo, sendo a terceira maior produção agrícola do planeta, atrás da cana de açúcar e do milho. O arroz chegou ao Brasil com os europeus e é um item fundamental da dieta brasileira. O nosso arroz branquinho está presente em praticamente todos os lares do país e alimenta todas as classes sociais feito praticamente com a mesma receita.
Assim, inspirada em uma receita caseira, a chef Tássia Magalhães resolveu investir em um projeto dedicado aos amantes deste cereal, a casa Riso.e.ria utiliza em todos os pratos, da entrada até a sobremesa, diferentes tipos de arroz. Uma variedade de sabores, texturas e claro com o toque de sofisticação que uma das mais qualificadas chefs de cozinha podia dar a cada prato. “Eu sempre fui louca por arroz, e minha inspiração veio pois desde quando criança minha mãe preparava o virado pra mim e meu irmão! Ela colocava tudo na panela mexia e por cima do arroz colocava um ovo e um pouco de farofa! Tentei manter o mais fiel possível quando decidi abrir o Riso.e.ria.” comenta Tássia.
O restaurante que homenageia a mãe, leva um prato criado para o pai da chef Tássia, a receita foi curiosamente a primeira a ser escolhida para compor o menu que segue o conceito de cozinha afetiva, ultimamente conhecida como confort food. “O Arroz Biro Bira (arroz branco, feijão, linguiça artesanal, mini cebola caramelizada e farofinha) é nada mais do que nosso arroz com feijão. Só que na versão cremoso e com um toque de linguiça artesanal.” A brasilidade virou criatividade com muito sabor nas mãos da chef que teve uma missão difícil para criar o menu do restaurante, a escolha do tipo de arroz utilizado nas receita.
O cultivo de arroz tem uma variedade de mais de 40 mil tipos, cada um com sua particularidade, arroz negro, selvagem, vermelho, grão curto, longo ou médio, Tássia explica que decidiu mostrar que não é só o agulhinha e nem só o Arbóreo que se faz um bom virado ou risoto. “Para cada prato tem um arroz específico. Por exemplo no de Polvo (arroz bomba integral, polvo grelhado, pomodoro e manjericão) que faço um mix, pois o polvo e o caldo dele e do tomate combinam muito bem com arrozes que não precisam soltar tanto amido!”
No menu Tássia trabalha com mix de grãos, arroz integral bomba, arroz branco e arroz arbóreo. O Riso.e.ria segue uma nova tendência de pequenas casas, com custo operacional mais enxuto, altíssima qualidade dos insumos e consequentemente um preço mais atraente para o cliente. Este modelo de negócio tem atraído chefs e empresários e vem diversificando a forma de como conhecemos a gastronomia brasileira.
“Acho que a gastronomia vem alcançando todos os tipos de pessoas e todas as classes! Por isso é muito importante ter negócios que atendam desde pessoas que querem gastar pouco até aqueles que querem gastar mais! Lembrando sempre que a qualidade é a chave do negócio!” reforça Tássia que acredita que o consumidor está bem informado, e cada dia procura mais esse tipo de casa especializada em casual food!
Uma cozinha rápida, bem elaborada e com preço justo, é assim que o Riso.e.ria tem conquistado um público exigente não apenas do Itaim mas de toda São Paulo. E se você ficou com vontade de fazer um arroz diferente, clique aqui para uma receita deliciosa de risoto de aspargos.
Junte-se à discussão