Considerada uma iguaria, a carne de wagyu se destaca pela suculência, maciez e riqueza de umami
Por Isabel Raia
Não é só a criação do wagyu que merece atenção, afinal precisamos cuidar também do modo de preparo da carne para garantir o melhor resultado no prato. Expert em carnes, Netão, que comanda o açougue e as hamburguerias Bom Beef Burger, conta que o ponto da carne é algo pessoal e que não existe uma regra para atingi-lo.
“Algumas pessoas falam que a carne de wagyu não deve ser servida malpassada por ter uma quantidade de gordura entremeada maior. Por outro lado, há pratos servidos de wagyu cru, no Japão, e que são replicados no Brasil, como por exemplo o wagyu crudo. Então, não existe ponto correto, o ponto ideal.”
De qualquer forma, algumas dicas gerais para o preparo da carne são: garantir que a brasa esteja bem forte. “O calor tem de ser aquele em que a mão aguenta ficar próxima da grelha por quatro a cinco segundos”, explica Netão.
Ele ainda destaca que a carne precisa ser retirada da geladeira cerca de 15 minutos antes de ir para a grelha. “E isso vale também para steaks de, aproximadamente, dois dedos de altura. Com isso, podemos calcular cerca de dois minutos de cada lado. Por fim, subimos a altura da carne na churrasqueira apenas para acertar o ponto.”
Quais cortes são os mais saborosos da raça wagyu?
Essa resposta, Netão tem na ponta da língua. “O mais famoso mundialmente, aquele que todo mundo procura, o que é o número um, é o ancho de wagyu.” E tanta fama tem motivo. É que o ancho de wagyu reúne as principais características esperadas dessa raça.
“É um corte que tem muito sabor, muita suculência, muita maciez e grande incidência da gordura entremeada. Ou seja, é tudo o que procuramos num wagyu: maciez, suculência, sabor e gordura entremeada”, conta Netão, que ainda destaca outros cortes que também valem o investimento, como por exemplo o assado de tira e a maminha que “inclusive, tem uma deposição de gordura entremeada fenomenal e fica espetacular na grelha”.
Como fazer hambúrguer de wagyu
Por fim, uma receita que é cada vez mais comum nos cardápios é o hambúrguer de wagyu. Netão que é superfã do preparo, conta qual o seu corte preferido para transformar em hambúrguer.
“A gente não vai fazer com picanha, ancho, maminha, mas sim com o coxão mole e com o patinho. Afinal, esses são cortes que ninguém compra para fazer grelhados e churrasco, bem como ninguém quer comprar para fazer carne moída ou o bifinho do dia a dia”, explica ele.
Desse modo, os cortes que sobram são moídos, podendo ter a adição de gordura do tolete de outros cortes para resultar num hambúrguer. “Sensacional, incrível, maravilhoso.”
Confira como wagyu é criado e porque seu preço é elevado
O Netão, conta os diferenciais e dá as dicas para comprar as carnes do tipo wagyu Clique aqui para saber mais.
Você sabe qual a diferença entre Parrilla, BBQ e Churrasco?
Muitas pessoas acham que toda carne na grelha é churrasco, mas não é bem assim. Clique aqui e conheça mais sobre a diferentes técnicas de preparar o seu assado.
Qual é o melhor tipo de carne bovina?
Fizemos um guia prático para você aprender a escolher o melhor corte de carne e fazer toda a diferença no preparo e no resultado final do seu prato. Clique Aqui
Comments are closed