Toda casa brasileira tem aquela receita de torta “secreta”, e é incrível como elas se espalham e mudam de nome. A torta da vó, vira torta da tia Rita, que vira torta fácil da Marisa, que vira torta de liquidificador de 15 minutos…
Talvez poucos saibam, mas a torta tem uma história centenária desde sua invenção, ela é super tradicional em alguns países da Europa, mas foi aqui no Brasil que Angela Anastassiadis, as irmãs Juliana e Marina Mangione, e Fernando Martins, resolveram montar uma casa especializada em tortas e a ideia deu tão certo que A Torteria já conta com alguns endereços na cidade de São Paulo.
“Tudo começou quando minhas irmãs que são vegetarianas e eu éramos mais jovens. Nós comíamos muitas tortas e quiches em casa, por elas não comerem proteína animal, a gente sempre tentava inovar com muitas variações de recheios. Era tanta ideia diferente que percebi uma oportunidade de mercado. Contamos tudo para nossa amiga Ângela e o chef Fernando, que adorou e logo começou a criar sabores” , conta Juliana.
O costume do brasileiro estava até então estacionado nos sabores que consideramos clássicos nas tortas recheadas, frango e palmito são os recheios mais consumidos no país sem dúvida alguma, mas a equipe da A Torteria foi buscar inspiração estrangeira, nos Estados Unidos e na Europa, mas principalmente na França e Itália.
“A inspiração foi o primeiro passo, depois começou a parte mais gostosa de montar um novo negócio de gastronomia, experimentar e adaptar os recheios ao nosso paladar e claro, as memórias afetivas de cada um de nós. O teste real foi com os amigos que adoraram a novidade e não paravam de encomendar mais e mais tortas todas as semanas”.
Juliana garante que após muita pesquisa e inspiração, percebeu que a variedade e os sabores das tortas estrangeiras são limitadas, e que o tempero brasileiro seria o maior diferencial das combinações da loja, segundo ela o consumidor brasileiro está aberto à provar novos recheios, “As pessoas estão cansadas do mesmo, é preciso inovar com sabores diferentes e únicos. Hoje o consumidor pede essas novidades, eles pedem as combinações e versões diferentes” como exemplo Juliana cita dois sucessos, as tortas veganas e as tortas doces.
Assim o processo de criação nunca para, a equipe continua fazendo testes e mais teste, sempre tomando cuidado especial com a massa que precisa ser sequinha e ainda um tanto amanteigada, por sinal segundo o chef Fernando, é a manteiga na massa que faz toda diferença nas tortas da A Torteria, além é claro, a precisão na quantidade equilibrada de recheio, ele contou um pouquinho sobre o carro chefe da casa. “A torta de carne na cerveja é uma criação totalmente nossa. É uma releitura de uma receita de picadinho com cerveja que minha mãe fazia. Incluí alguns temperos e especiarias para a torta ficar com esse sabor único, bem molhadinha e bem gostosa”.
O chef Fernando ainda dá uma ótima dica para uma massa de torta caseira, “o fator principal é a gordura da massa que precisa estar bem gelada, isso faz toda a diferença seja qual for a gordura, manteiga cortada em cubinhos ou uma barra de banha de porco. A gente mistura inicialmente a gordura com a farinha de trigo para fazer uma farofa e então dar o ponto ideal para a massa ficar crocante e gostosa no final”.
Para preparar um bom recheio , você precisa ser criativo, experimentar temperos e quem sabe utilizar uma técnica diferente. Talvez um recheio feito no Sous Vide? Não conhece o que é, então clica aqui e aprenda com o Bruno Mizogutti, um especialista em Sous Vide.
Comments are closed