Você já ouviu falar ou sabe o que é Sous Vide? Este termo nada mais é que um método criado pela cozinha francesa que “na tradução literal é “sob vácuo”, e consiste em colocar o alimento dentro de um saquinho, BPA free, aquele que não solta toxina quando esquenta.

Parece complicado mas não é, em outras palavras Sous Vide é quase a versão masterchef do banho maria. Para entender melhor sobre o assunto, convidamos um especialista, Bruno Mizogutti, um entusiasta em Sous Vide, além de dono e apresentador do canal SÓ VIDE no Youtube.

O canal Só Vide é dedicado exclusivamente ao método Sous Vide, e lá o Bruno testa receitas de todos os tipos utilizando a técnica que ele chama de “LOW&SLOW, que consiste em cozinhar em baixa temperatura e de forma bem lenta.”

LOW & SLOW

Esse método pode ser utilizado para cocção de praticamente todos os tipos de alimentos e eles basicamente saem prontos para o consumo. Apenas em casos de carne é interessante que seja finalizado com outro método, por exemplo grelhar em uma frigideira ou forno a fim de realçar o sabor e claro chegar na coloração grelhada que nos faz comer com os olhos.” completou Bruno.

Bruno Mizogutti – Só Vide

Para cozinhar com essa técnica é necessária muita paciência, além de aguardar a temperatura adequada da água para o cozimento do seu alimento, dependendo do prato, a duração do cozimento muda consideravelmente. “Outro dia fiz aspargos que demoraram 12 minutos e já fiz costelas de 48 horas! Para carnes, o mínimo é de 1h para cada polegada de espessura e quanto mais tempo deixamos, mais molinha ela vai ficar.

Lembrando que com mais de 6 horas de cocção, a temperatura precisa ficar acima de 60 graus para não ter proliferação de bactérias e fazer uma pasteurização no alimento”, explica Bruno.

Outra vantagem do Sous Vide é a questão do ponto da carne, segundo Bruno, ponto e tempo são coisas bem distintas nesta técnica. “Como a temperatura é exata, ela não muda o ponto da carne, tipo, 53 graus é a temperatura para alcançar como chamamos de “ponto menos”, ou seja, se ficar 1 hora ou 6 horas dentro do Sous Vide, a carne vai estar no mesmo ponto, sempre vermelhinha! ”, destaca Mizogutti.

Existem inúmeros meios de cocção dos alimentos, o diferencial de optar pelo Sous Vide é a concentração do sabor dos alimentos. O sabor não evapora e fica todo dentro do saquinho e por isso, eles perdem menos líquido que uma grelha ou frigideira.

Como ter um Sous Vide em casa?

Você pode optar por adquirir o seu próprio Sous Vide pelo site da Amazon, clique abaixo e conheça as melhores opções.

Talvez essa explosão de sabores foi a virada de chave na vida do Bruno Mizogutti, ele que já foi publicitário, trocou a vida de agência pela paixão de cozinhar, principalmente também por adorar comer, e quem não gosta, não é mesmo? 
Por isso, segue uma receitinha considerada uma das favoritas do especialista na técnica de Sous Vide, um novo utensílio que vai mudar a sua relação com a comida. Clica aqui para conferir a receita de Fraldinha com cogumelos!

Receita de Fraldinha com cogumelos no sous vide

Quais são os melhores tipos de carne bovina?

Conheça as dicas de um dos maiores açougueiros do Brasil, o Netão Bom Beef nos contou, quais os melhores gados e cortes de carne para você preparar na sua casa. Clique aqui no link e descubra os segredos do Netão Bom Beef.

Netão Bom Beef conta qual é o melhor tipo de carne bovina para fazer em casa